John Dewey (1859-1952), filósofo norte americano
Se projetou como um dos maiores pedagogos da história contemporânea colaborando para a divulgação dos princípios da Escola Nova. Ainda é reconhecido como uma das maiores figuras da
política, filosofia e educação estadounidense, uma presença marcante cujo trabalho merece ser lido e analisado pois muitas das questões abordadas à época ainda são temas preocupantes.
política, filosofia e educação estadounidense, uma presença marcante cujo trabalho merece ser lido e analisado pois muitas das questões abordadas à época ainda são temas preocupantes.
O processo de ensino-aprendizagem para Dewey se basea na compreensão de que o saber é constituído a partir da idéia de que conhecimentos e vivências formam uma engrenagem nova e se interagem, diferentemente das idéias préconcebidas.
Alunos e professor com experiências próprias são integrados ao processo.
Obras: Psychology (1887; Psicologia); My pedagogic creed (1897, Meu Credo Pedagógico); Psychology and Pedagogic method (1899; Psicologia e Método Pedagógico); The School and Society (1899; A Escola e a Sociedade); How we think (1910; Como pensamos); Democracy and education (1916; Democracia e educação; Reconstrucion in philosophy (1920; Reconstrução na filosofia); Human nature and conduct (1922 Natureza humana e conduta); Philosophy and civilization (1931 Filosofia e civilização); Art as experience (1934; A arte como experiência); Logic, the teory of inquiry (1938; Lógica, a teoria da investigação); Freedom and culture (1939; Liberdade e cultura); Problems of men (1946; Problemas dos homens).
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