Brasão da Cia. de Jesus 1º modelo pedagógico Brasil 1549 a 1759.

"O sucesso não é o final e o fracasso não é fatal: o que conta é a coragem para seguir em frente."

15 de fev. de 2009

Fábrica de maus professores.


Entrevista de Eunice Durham às “Páginas Amarelas” da revista Veja, na edição de 26/11/2008



Uma das maiores especialistas em ensino superior brasileiro, a antropóloga não tem dúvida: os cursos de pedagogia perpetuam o péssimo ensino nas escolas.


"Os cursos de pedagogia desprezam a prática da sala de aula e supervalorizam teorias supostamente mais nobres. Os alunos saem de lá sem saber ensinar"


O relato da Profa. Eunice Durham, veio corroborar com a escolha do tema para minha monografia. Constato que pertenço a um grupo que pretende ser docente e, para tanto, matriculou-se numa especialização de docência do ensino superior. A turma, compõe-se de um grupo de formação heterogênea mas com um objetivo em comum – ser professor. As expectativas se frustraram pois muitos colegas não se sentem capacitados para enfrentar uma turma. Será que 60hs/aula de didática forma um professor? Proponho realizar um pesquisa neste sentido, mas as Universidades, cujo objetivo deveria ser promover ensino e pesquisa, não recebem com satisfação esta iniciativa. Me parece um contra-senso. Não seria a Universidade a primeira a incentivar a pesquisa? Onde estarão os Mestres, com formação e conhecimento, que deveriam estar lá nos mostrando quais os conhecimentos necessários para esta formação, quando e como aplica-los! Alguns de nós, através de auto instrução e determinação, conseguirão superar esta lacuna desenvolvendo sozinhos suas habilidades e competências e os professores se multiplicarão desta forma, sem um conteúdo mínimo que lhes garanta certa confiança e sem saber o que fazer com o pouco que apreenderam. Ainda bem que existem exceções baseadas nos valores morais, comprometimento e respeito com aqueles que estão nas salas de aula para adquirir uma formação. Concluo que a questão não é privilégio do curso de Pedagogia mas de diferentes cursos, modalidades e níveis de ensino. Deixo esta reflexão: Como deveria ser a formação deste novo professor com todos os desafios que o avanço tecnológico provocou, o mercado de trabalho impõe e a sociedade exige?

Márcia Dias


Warning: ereg() [function.ereg]: REG_BADRPT in /home/.earl/schwartz/schwartzman.org.br/sitesimon/wp-content/plugins/google-analyticator/google-analyticator.php on line 462Márcia Regina Dias @ 2008-11-29 19:06

Nenhum comentário: