Brasão da Cia. de Jesus 1º modelo pedagógico Brasil 1549 a 1759.

"O sucesso não é o final e o fracasso não é fatal: o que conta é a coragem para seguir em frente."

22 de fev. de 2009

Abordagens do saber.

O homem se relaciona com o mundo por diferentes maneiras, conforme a ocasião e de acordo com as suas necessidades, seja: através da religião, ciência, arte, filosofia e outras podendo todas coexistir.

Observa-se que cada povo transmite conhecimento por meio espontâneo como o senso comum, ou seja, o conhecimento é passado de geração a geração e por meio de instituições educacionais.

É conveniente ressaltar a importância da ação educacional composta de teoria e prática, pois ambas, em conjunto colocam o homem na realidade em que vive. Além do mais é preciso que se perceba a necessidade de transformar o senso comum, que é uma sabedoria dispersa ou sem unidade, em bom senso, que é uma sabedoria coerente.

De modo contínuo, vale citar o Filósofo francês, Edgar Morin, expoente da cultura francesa do século XX, que enunciou (1999-2001) um conjunto de reflexões direcionadas ao repensar da educação do século XXI, reflexões estas chamadas de “Os sete saberes necessários à educação do futuro”, quais sejam: - As cegueiras do conhecimento: o erro e a ilusão; - Os princípios do conhecimento pertinente; - Ensinar a condição humana; - Ensinar a identidade terrena; - Enfrentar as incertezas; - Ensinar a compreensão; - A ética do gênero humano[1].

É indiscutível o mérito do respeitável filósofo ao introduzir tais reflexões, para a época, até porque o educador precisa de um referencial para determinar as suas ações. No entanto, hoje, diante de uma cultura tão diversa, o educador se depara com a necessidade de criar métodos de ensino coerentes com a atual realidade tendo o compromisso de abranger toda a uma coletividade.

É imperativo usar de criatividade e porque não ousar, direcionar a educação para a nova realidade cultural, porém sem destruir a sua essência.

Com efeito, um bom método para que todos se conscientizem é compartilhar seus conhecimentos, mostrar a necessidade de colaboração. O homem tem que despertar para a realidade atual e compreender que é tempo de mudanças, com base no conhecimento adquirido com total segurança e ter a convicção do dever cumprido com responsabilidade.


Bibliografia recomendada:
ARANHA, Maria Lúcia de Arruda. Filosofia da Educação. Ed. Moderna.


[1] MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários à educação do futuro. Ed. São Paulo – Cortez.
http://www.conteudoescola.com.br/site/content/view/89/40/

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