Brasão da Cia. de Jesus 1º modelo pedagógico Brasil 1549 a 1759.

"O sucesso não é o final e o fracasso não é fatal: o que conta é a coragem para seguir em frente."

19 de nov. de 2010

ENEM, por Reinaldo Azevedo

O que nos reserva num futuro bem próximo? Esses alunos serão dentro de 5 anos Médicos, Advogados, Engenheiros, entre outras profissões...Perdoem Sr. eles não sabem o que fazem. Será que esta prova qualifica alguém?! Talvez seja melhor ler o Caderno de Horóscopo que o de Economia, será?


"A prova do Enem seleciona os estudantes que, não sendo analfabetos funcionais, estão cheios de boas intenções e sentimentos de cidadania. Não busca os mais aptos, os mais sabidos ou os mais informados, mas os menos energúmenos de bom coração."
Entre outras atrocidades Reinaldo destaca algumas questões:

 nº 98 traz um texto de horóscopo — as características do signo de Câncer e como devem se comportar as pessoas desse signo na família, no trabalho, nos cuidados com a saúde… E qual a curiosidade do examinador? 
Isto:
“O reconhecimento dos diferentes gêneros textuais, seu comunicativo e seu contexto de uso, sua função social específica, seu objetivo comunicativo e seu formato mais comum relacionam-se aos conhecimentos construídos socioculturalmente. A análise dos elementos constitutivos desse texto demonstra que sua função é A – vender um produto anunciado. B – informar sobre astronomia. C – ensinar os cuidados com a saúde. D – expor a opinião de leitores em um jornal. E – aconselhar sobre amor, família, saúde, trabalho”.
Eu não estou brincando, não. Essa questão é exemplar de uma prática comum na prova. O enunciado é pomposo, quase incompreensível, cheio de macumbarias conceituais para indagar, no fim das contas, se está claro que um texto de horóscopo dá conselhos…

Com a palavra a Academia Brasileira de Letras...


18 de nov. de 2010

Bolsas de Estudo - Centro Educacional da Lagoa com 122.

O Banco Carioca de Bolsas de Estudo está com inscrições abertas para o primeiro semestre de 2011. No total, serão oferecidas 165 bolsas integrais e parciais para alunos da Educação Infantil e dos Ensinos Fundamental, Médio e Superior.
As inscrições devem ser feitas das 8h às 17h em um dos centros de referência da Secretaria de Assistência Social do Rio. A lista com os endereços dos centros de referência pode ser acessada no site oficial da secretaria.

15 de nov. de 2010

Progresso mal-educado


Desenvolvimentistas achavam que a educação no Brasil melhoraria junto com a economia. Não foi assim, aliás o MEC ainda não passou na prova do Enem. Desde que o Ministério da Educação apresentou sua proposta de reformulação do Exame Nacional do Ensino Médio, uma sucessão de erros, tentativas de fraude e problemas de organização tirou a paz dos estudantes e abalou o nome do ministro Fernando Haddad nas bolsas de apostas para permanência no cargo na futura gestão Dilma Rousseff.




Para o sociólogo mineiro Simon Schwartzman, os problemas operacionais e logísticos do Enem escondem a questão que realmente importa. "É a própria ideia do Enem, desse tamanho e com essa escala, que precisa ser discutida", diz o pesquisador do Instituto de Estudos do Trabalho e Sociedade (IETS), que foi presidente do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) entre 1994 e 1998 e diretor para o Brasil do American Institutes for Research de 1999 a 2002. "O correto seria voltar à ideia inicial do exame, menor e focado na avaliação de competências, não de conhecimentos", defende o especialista.


13 de novembro de 2010 | 11h 45
Fonte: estadao.com.br

11 de nov. de 2010

O ENEM por Simon Schwartzman


A nova confusão com o ENEM mostrou mais uma vez a grande capacidade dos brasileiros de concentrar no que menos importa, deixando de ver ou considerar as coisas de fundo.  Está bem, o INEP tem sido incapaz de administrar o sistema de provas que montou. São problemas logísticos, que cedo ou tarde acabarão se ajustando.O que interessa saber, no entanto, é: precisamos deste ENEM, com este formato?  Que vantagens e problemas ele traz? Não existem outras maneiras melhores de fazer isto?

9 de nov. de 2010

É hora de descer da torre de marfim!

Simon Schwartzman
O sistema de educação superior no Brasil cresce, mas seu tamanho ainda é muito reduzido se comparado com o de países de economia desenvolvida ou até mesmo em desenvolvimento. Nesses países, é comum ver a maior parte dos jovens em algum tipo de instituição de ensino superior. Já no Brasil, apenas cerca de 10 milhões de pessoas têm uma graduação (menos de 10% da população adulta) e pouco mais de 5 milhões estão matriculados em uma universidade (menos de 14% da população jovem). Como há pouca gente com diploma, a remuneração para esse grupo costuma ser muito melhor. Essa discrepância acaba sendo um grande incentivo para que as pessoas queiram entrar numa universidade. Elas enfrentam, no entanto, várias barreiras: a má qualidade do ensino médio, os altos níveis de abandono escolar, a seletividade das universidades públicas e os custos relativamente altos das instituições privadas.

30 de out. de 2010

MATRÍCULA FÁCIL REDE ESTADUAL RIO DE JANEIRO


A Secretaria de Educação ressalta que, desde o início da etapa online da matrícula estadual, foram realizadas 44.263 inscrições. O processo teve início na segunda-feira (25/10) e segue até o dia 28 de novembro. O número já supera aquele computado pela Secretaria de Educação no mesmo período do ano passado, quando foram realizados 26.722 CADASTROS on line.
Nesta etapa, devem se inscrever estudantes interessados em cursar, em todas as unidades da rede: o 6º ano do Ensino Fundamental; 1ª série do Ensino Médio; Fase VI do Ensino Fundamental – Educação de Jovens e Adultos (EJA) presencial; Fase I do Ensino Médio – EJA presencial; 1ª série do Ensino Normal – Formação de Professores; além da 1ª série do Ensino Médio integrada à Educação Profissional (especificamente nas seguintes unidades: C.E Agrícola Almirante Ernani do Amaral Peixoto, C.E Rei Alberto I, C.E Dom Pedro II, C.E Infante Dom Henrique e Centro Interescolar Miécimo da Silva).
Fonte: Secretaria de Imprensa do Rio de Janeiro

5 de out. de 2010

Vale abre 1.200 vagas para estágio em 8 estados

A Vale abriu inscrições para 1,2 mil vagas de estágio para estudantes do ensino técnico e superior, dos estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Goiás, Minas Gerais, Bahia, Sergipe, Pará e Maranhão.
As inscrições podem ser feitas pelo site www.vale.com/oportunidades até o dia 19 de outubro.
Para os estudantes de ensino superior serão oferecidas vagas em mais de 30 cursos em diferentes áreas, como engenharia, geologia, administração, arquitetura, química, direito, informática, comunicação, psicologia, ciências contábeis, ciências biológicas, comércio exterior, entre outras. A lista completa e a divisão de cursos, por estado, estão disponíveis no site.
Estudantes de ensino técnico terão a oportunidade de se inscrever também em mais de 14 cursos, entre eles eletrônica, mecânica, eletroeletrônica, eletromecânica, elétrica, química, informática, administração, meio ambiente, secretariado, administração e enfermagem.
Os selecionados iniciarão o estágio de janeiro até março de 2011 e receberão bolsa-auxílio mensal de R$ 400 a R$ 900 (os valores variam dependendo do curso, técnico ou superior, e da carga horária), assistência médica e seguro de vida.
Nas unidades onde a empresa não oferece transporte e restaurante, os estagiários também receberão vale-transporte e vale-refeição. A carga horária do estágio varia de 4 e 6 horas, dependendo da função.
Para participar do processo seletivo, os estudantes de ensino superior devem estar em período equivalente a dois anos para concluir o curso, ter conhecimentos de inglês e de informática.
Para os candidatos de ensino técnico, a exigência é que estejam a um ano de concluir o curso ou sejam recém-formados que ainda não tenham cumprido a carga horária de estágio obrigatório.

Fonte: G1

Faetec abre inscrições para 7882 vagas

A Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec) oferece oportunidades para educação infantil, ensinos fundamental, médio (concomitante e subsequente), especialização em enfermagem e no vestibular para cursos superiores no processo seletivo de alunos para o ano de 2011.
São 7.882 vagas em diversos municípios do estado do Rio de Janeiro, distribuídas nos seguintes segmento:
- Educação Infantil-creche e pré-escola (246 vagas);
- Ensino Fundamental (205);
- Educação Profissional Técnica de Nível Médio em Concomitância Interna (2.993);
- Educação Profissional Técnica de Nível Médio em Concomitância Externa (360);
– Educação Profissional Técnica Integrada (153);
- Ensino Médio Formação Geral (170);
- Educação Profissional Técnica Subsequente (2.835);
- Especialização de Nível Técnico em Enfermagem do Trabalho (80);
- Vestibular para os Institutos Superiores de Tecnologia (260) e para os Institutos Superiores de Educação (580).
Todo o processo seletivo é coordenado pela Fundação Dom Cintra. Os editais para consulta e inscrições serão disponibilizados no site da Faetec a partir desta terça-feira (5/10). Apenas nesta segunda-feira (4/10) as inscrições para o concurso serão realizadas no site www.domcintra.org.br, devido a serviços de manutenção no portal da Faetec.

Inscrições
As inscrições acontecem até 10 de novembro de 2010, exclusivamente, pela internet, através do site da Faetec. Para facilitar o acesso dos candidatos à internet, a Faetec oferecerá atendimento gratuito nos polos do programa Faetec Digital, relacionados nos editais.
Para facilitar o processo de inscrição, o candidato deve ler o manual e preencher o formulário de acordo com as orientações. Estes documentos estão disponíveis no site.

A inscrição é gratuita para as vagas da educação infantil e do ensino fundamental. Os pais ou responsáveis interessados devem preencher o formulário de inscrição, disponível no site, observando a unidade de ensino e ano de escolaridade para o qual a criança concorrerá. Estas vagas serão distribuídas através de sorteio.
Os candidatos às vagas do ensino médio, de especialização de nível técnico e do ensino superior deverão, além de preencher o formulário, imprimir o boleto bancário e em seguida, pagar a taxa de inscrição de R$ 38, na rede bancária, o que automaticamente confirmará o processo.

 
Isenção da taxa e cotas
Os pedidos de isenção da taxa inscrição e as pré-inscrições no sistema de cotas (no caso dos cursos superiores) deverão ter os requerimentos e a documentação entregues até a próxima sexta-feira (8/10).

As provas objetivas, para os níveis de ingresso através de concurso, serão no dia 19 de dezembro em horário e local a serem definidos nos cartões de confirmação de inscrição.
Mais informações sobre o concurso, bem como a localização dos polos para utilização da internet, poderão ser obtidas no site. Mais informações pelo telefone (21) 4063-6396.
Fonte: Secretaria de Imprensa do Rio de Janeiro

3 de out. de 2010

Amplie sua percepção para encontrar as respostas

SOMOS TODOS UM
Por Caio Cesar Santos - caio@decidaserfeliz.com

Sabe aqueles momentos em que tudo conspira a favor: você está motivado, com tesão de encarar os desafios do dia a dia e cria as oportunidades para realizar seus objetivos?
O que cria esta condição em nossa vida?

Em linhas gerais, podemos considerar três grandes cenários:

O que eu fiz para merecer isso? (vida arrastada e sofrida)

Em time que está ganhando não se mexe. (zona de conforto)

Eu vou à luta para seguir meu propósito! (criação e evolução)

Em qual dos três cenários você se encontra hoje?

Uma palavra-chave que pode ajudar a construir a realidade que você deseja para sua vida é: "alinhamento".
Alinhamento consiste em saber para onde você quer ir (propósito), respeitar seus valores essenciais ao longo do caminho, ter crenças, emoções e ações alinhadas com seu objetivo.
Mas como definir qual caminho seguir? Como saber se estou no caminho certo? No livro "A Visão Integral", Ken Wilber descreve um modelo muito interessante para aumentar nossa percepção sobre nossas escolhas na vida.
Para compreender melhor este conceito, utilizei o modelo para criar a figura a seguir. Ela ilustra os pontos de vista que devem ser considerados para que você siga o seu propósito de forma "integral":
Esta figura é dividida em quatro quadrantes:


1. O superior esquerdo é o "Universo do Eu": aqui eu trabalho as minhas crenças, emoções, pensamentos, medos, limitações, como equilibrar o racional, emocional e espiritual nos 3 corpos: Físico, Mental e Espiritual.

2. O inferior esquerdo é o "Universo do Nós": trata dos relacionamentos, cultura e valores do ambiente coletivo levando-se em consideração o meu ponto de vista, do grupo que escolhi pertencer e das pessoas em geral (mundo).

3. O superior direito é o "Universo da Ciência": a partir daqui a visão deixa de ser do "interior" e passa a ser de fora para dentro, do "exterior". É a visão da ciência que foca em nossas habilidades, técnicas, conhecimentos práticos, formação e competência (intelectual, emocional e espiritual) para realizar o que nós nos propusermos a fazer. Neste quadrante, são considerados nossos corpos energéticos: o corpo físico (grosseiro), o corpo sutil (como quando estamos sonhando) e o corpo causal, que acessamos com a expansão da consciência para crescer e ampliar a percepção.

4. O inferior direito é o "Universo das Ciências que estudam o Coletivo": Nesta abordagem utilizei a visão do Mercado para o "negócio" que eu pretendo desenvolver seguindo o meu propósito. Qual é a estratégia de preço, produto ou serviço, posicionamento, público-alvo, concorrentes, ameaças e oportunidades levando-se em consideração o grupo a que escolhi pertencer, a nação e o mundo?
Claro que isto é apenas uma visão geral, mas fazendo este questionamento com uma percepção ampliada você poderá dar o primeiro passo para criar uma estratégia de vida alinhada com uma "visão integral" e ficar consciente para não levar a vida no piloto automático.

9 de set. de 2010

TIJUCA TIM Música nas Escolas dias 11 e 12 de setembro de 2010.

Os jovens do , no próximo dia sábado (11), do evento Tijuca Maravilhosa. Com organização e realização da Subprefeitura do bairro, o encontro tem por objetivo apresentar à comunidade local o papel das Unidades de Policiamento Pacificadoras (UPPs) e promover uma maior aproximação entre os moradores.

A apresentação dos 15 integrantes da Orquestra Brasileira do Rio de Janeiro será às 14h e, no repertório, estarão clássicos como Vou Vivendo e Papagaio Sabido (Pixinguinha), Arrasta Pé (Valdir Azevedo), entre outros.

A Orquestra foi convidada a participar do encontro pelo subprefeito Gustavo Trota, já que o bairro da Tijuca abriga os ensaios do grupo, realizados no Centro Municipal de Referência da Música Carioca e na Escola Municipal Soares Pereira.

O Tijuca Maravilhosa acontece nos dias 11 e 12 de setembro, na Rua São Miguel, e estão programadas ações de cidadania e eventos culturais.

Fonte: Agência Rio de Notícias



7 de set. de 2010

EDUCAÇÃO: SERVIÇOS PARA TRABALHOS ACADÊMICOS

EDUCAÇÃO: SERVIÇOS PARA TRABALHOS ACADÊMICOS: "Atendemos a todo o Brasil, via email (PDF) e correio (Sedex) MonografiasArtigos Científico DissertaçõesTesesApresentação(power point) For..."

24 de ago. de 2010

Lixo, um meio de inserção ao mercado de trabalho.

A forma adequada de lidar com o lixo que produzimos se tornou o tema central de debates quando o assunto e Meio Ambiente. Muitas cidades brasileiras ainda tratam o lixo como algo inofensivo e continuam a depositá-lo a céu aberto. Este fato traz graves conseqüências a “saúde da cidade”, em menor ou maior grau afeta a sociedade. Esta realidade vem se alterando, graças a tecnologia e a alguns empreendedores que criaram formas para reciclar, ou seja, dar um novo ciclo de vida a algo que parecia descartável, morto. Transformar objetos usados em novos produtos, livrando o ambiente urbano e rural de danos ambientais irrecuperáveis, é a proposta para a sociedade contemporânea.

Técnicas do tratamento do lixo


22 de ago. de 2010

Seminário em Gerenciamento de Projetos UERJ

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro- UERJ promove anualmente seu Seminário em Gerenciamento de Projetos com o objetivo de compartilhar idéias e experiências, explorar as melhores práticas e lições aprendidas de profissionais e organizações. Informações e inscrições podem ser obtidas em http://www.avatar.ime.uerj.br/seminario. Para o evento são escolhidos entre seus palestrantes, profissionais considerados expoentes em sua área de atuação, seja no meio acadêmico, na indústria ou no governo. Já estão confirmados Paul Dinsmore, Lélio Varella (onde ele vai lançar um livro), Walther Krause, Carlos Augusto (Diretor de Desenvolvimento Profissional do PMI-RIO) e Luiz Henrique (um dos fundadores do PMI-RIO) e expert em Gestão de Conhecimento.

O evento é composto por palestras ministradas por profissionais de mercado e da academia, permitindo uma intensa troca de conhecimento entre a teoria e a prática.
Horário: 10 setembro 2010 o dia inteiro

Local: Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ
Rua: Rua São Francisco Xavier, 524 - Maracanã
Cidade: Rio de Janeiro
Site ou Mapa: http://www.avatar.ime.uerj.br/
Telefone: (21)2334-0044
Organizado por: PMIRIO

FONTE: http://pmi-rio.ning.com/

17 de ago. de 2010

Conhecimento adquirido pela prática pode valer certificado a trabalhador

Da Agência Brasil de Notícias

No Programa Certific, resultado de parceria dos ministérios da Educação e do Trabalho e Emprego, profissional só precisa passar por entrevistas; inscrições gratuitas vão até 10 de setembro.
Trabalhadores que há muito tempo desempenham uma função, mas não têm diploma ou certificado que comprove sua formação, podem mudar essa situação a partir desta segunda-feira (16). Uma parceria dos ministérios da Educação e do Trabalho e Emprego criou o Programa Certific, iniciativa para reconhecer e certificar o conhecimento adquirido na prática por um profissional.

14 de ago. de 2010

Museu da Imagem e do Som de São Paulo (MIS)

OUTRA DICA IMPERDÍVEL EM SAMPA.

O Museu da Imagem e do Som (MIS) foi fundado em 29 de maio de 1970. Aos 40 anos, eles se renova e, com suas atividades garantidas por uma parceria público privada. Seu rico acervo tem mais de 200 mil itens.




Pinacoteca do Estado de São Paulo

Passeando por São Paulo aproveite para visitar a Pinacoteca.

A Pinacoteca do Estado de São Paulo é o museu de arte mais antigo da cidade. Nasceu no prédio projetado em 1897 pelo escritório de Ramos de Azevedo para abrigar o Liceu de Artes e Ofícios de São Paulo e também foi sede da Faculdade de Belas Artes até 1989. De 1993 a 1998, o edifício sofreu uma grande reforma, com projeto de Paulo Mendes da Rocha. Mas foi em 1995, com a exposição de esculturas de Auguste Rodin (1840-1917), que reuniu 150 mil visitantes em 38 dias, que a Pinacoteca se colocou, definitivamente, como um ponto de visitação obrigatória em São Paulo.
Ao lado da estação de metrô Luz, seu acesso com transporte público é muito fácil.
E, aos sábados, sua entrada é gratuita.


Pinacoteca do Estado de São Paulo
Praça da Luz, 02, tel. (11) 3324-1000
Terça a domingo das 10h às 17h30 com permanência até as 18h
Ingresso combinado (Pinacoteca e Estação Pinacoteca): R$ 6,00
Estudantes com carteirinha pagam meia entrada.
Crianças com até 10 anos e idosos maiores de 60 anos não pagam.

13 de ago. de 2010

A proposição (PLS 95/10 95/10) altera a Lei de Diretrizes e Bases da Educacao Nacional

Projeto de lei da senadora Marisa Serrano (PSDB-MS) pode resultar na inclusão da disciplina Práticas de Trabalho no currículo dos ensinos fundamental e médio. A proposição (PLS 95/10 95/10 ), que altera a Lei de Diretrizes e Bases da Educacao Nacional (Lei 9.394/96), tem caráter terminativo É aquela tomada por uma comissão, com valor de uma decisão do Senado. Quando tramita terminativamente, o projeto não vai a Plenário: dependendo do tipo de matéria e do resultado da votação, ele é enviado diretamente à Câmara dos Deputados, encaminhado à sanção, promulgado ou arquivado. Ele somente será votado pelo Plenário do Senado se recurso com esse objetivo, assinado por pelo menos nove senadores, for apresentado à Mesa. Após a votação do parecer da comissão, o prazo para a interposição de recurso para a apreciação da matéria no Plenário do Senado é de cinco dias úteis. na Comissão de Educação, Esporte e Cultura (CE), onde aguarda o voto do relator, senador Roberto Cavalcanti (PRB-PB).
O texto do projeto acrescenta o seguinte parágrafo ao artigo 26 da referida lei: O currículo das escolas de ensino fundamental e médio que optarem por jornada diária superior a seis horas incluirá componente específico de Práticas de Trabalho, oferecidas a partir do sexto ano, observadas as diretrizes curriculares nacionais e as normas do respectivo sistema de ensino.

Fiocruz lança edital para 850 vagas

Cargos são de nível médio e superior. Salários vão de R$ 1,6 mil a R$ 12,5 mil.

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), ligada ao Ministério da Saúde, divulgou os cinco editais nesta quinta-feira (12) para o total de 850 vagas de nível médio e superior que serão preenchidas por meio de concurso público – 5% das vagas são reservadas para deficientes. Os salários iniciais variam de R$ 1,6 mil a R$ 5,5 mil, mas podem chegar a R$ 12.535,22 com as gratificações.

Os editais estão no site http://concurso.fgv.br.

Do total de vagas, distribuídas em mais de 250 perfis, 730 serão para unidades da instituição no Rio de Janeiro, 25 para Minas Gerais, 23 para Pernambuco, 15 para Bahia, 14 para o Paraná, 12 para Brasília, 9 para o Amazonas, 9 para Rondônia, 7 para o Mato Grosso do Sul e 6 para o Ceará.

O concurso oferece 63 vagas para assistente técnico de gestão em saúde pública (nível médio); 149 para técnico em saúde pública (nível médio); 266 vagas para tecnologista em saúde pública (nível superior), 257 para analistas de gestão em saúde pública (nível superior); 96 para pesquisadores em saúde pública (com mestrado); e 19 para especialistas em saúde pública (doutorado mais seis anos de experiência) – veja mais detalhes abaixo.

Os salários básicos são os seguintes: R$ 5.558,82 para especialista; R$ 3.475,87 para pesquisador; R$ 3.048,03 para tecnologista e analista; R$ 1.678,28 para técnico e assistente. Os vencimentos aumentam com gratificação por qualificação caso os aprovados tenham especialização, mestrado ou doutorado.

Entre os benefícios oferecidos aos servidores estão auxílio-transporte, assistência pré-escolar, creche, auxílio alimentação, auxílio funeral, auxílio natalidade e ressarcimento de plano de saúde suplementar.

As inscrições devem ser feitas entre as 10h de 17 de agosto até as 23h59 de 17 de setembro pelo site http://concurso.fgv.br/. A taxa de inscrição é de R$ 65 para nível médio, R$ 100 para nível superior e de R$ 150 para os cargos de pesquisador e especialista.

Sede da Fiocruz (Foto: Divulgação)

Estão previstas provas objetivas (multipla escolha), práticas e discursivas, além de comprovação de títulos (currículo). Para os cargos de pesquisador e especialista também haverá defesa pública de memorial.



12 de ago. de 2010

Prêmio Chico Mendes de Meio Ambiente - 2010 MMA

 Secretaria Executiva » Departamento de Articulação de Políticas para a Amazônia e Controle do Desmatamento » O Departamento » Prêmio Chico Mendes de Meio Ambiente

Período de inscrições: de 18 de junho a 31 de agosto de 2010

O Prêmio Chico Mendes de Meio Ambiente foi instituído pelo Ministério do Meio Ambiente, em 2002, com o objetivo de valorizar e incentivar iniciativas de proteção do meio ambiente que contribuam para a promoção do desenvolvimento sustentável da região amazônica brasileira.

Museu Nacional - comemoração aos seus 192 anos de existência


Para comemorar os 192 anos de existência do Museu Nacional da Universidade federal do Rio de Janeiro (UFRJ) será realizado desta sexta, 13 de agosto, até domingo (15), das 10 às 16h, o evento "Eureka! Um passeio pela história da Ciência", entre os dias 13 e 15 de agosto, das 10h às 16h. O evento, totalmente gratuito, terá atividades como oficinas, mostras e visitas guiadas em uma tenda de 1200 metros quadrados, alem de atividades ao ar livre, apresentações culturais, exposições de cerâmica do Instituto Benjamin Constant – centro de referência nacional em educação de cegos –, observação em lupas, oficina de escavação de fósseis, planetário inflável, réplicas de dinossauros e até um "passeio na Lua", criando um universo de cultura e ciência. O Museu Nacional fica na Quinta da Boa Vista, em São Cristóvão.
Mais informações: (21) 2562-6906
site: http://www.museunacional.ufrj.br

Inscrições abertas para 4ª Olimpíada Brasileira de Robótica

Alunos e professores do ensino técnico, médio e fundamental interessados em participar da 4ª Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) têm até o dia 27 de agosto para fazer suas inscrições. A competição contará com provas teóricas e práticas ligadas à robótica e relacionadas ao conteúdo da série em que o estudante está matriculado. Serão selecionados e premiados os melhores desempenhos por escola, estado e de todo o País, que receberão medalhas e certificados. Os melhores classificados ainda participarão de um curso de robótica. Em junho de 2011, os campeões brasileiros farão parte da competição internacional da RoboCup Federation, em Istambul, na Turquia.
Mais informações: www.obr.org.br/robotica.html

8 de ago. de 2010

Evite a conversa macarrônica

A conversa macarrônica às vezes é iniciada e a gente nem se dá conta...fiz uma adaptação para ser aplicado de forma genêrica e não somente a relacionamentos entre parceiros..


Conversa macarrônica = termo usado para definir um diálogo que ficou confuso porque as pessoas expressaram os pensamentos do outro, e não os próprios. É quando cada um fala o que acha que o outro pensa, ou o que acha que o filho, o aluno o amigo ou um colega de trabalho acha que você pensa... Aí, o diálogo vira uma confusão irremediável!


2 de ago. de 2010

Conheça o Banco de Cadeiras de Rodas

Nosso trabalho, nosso orgulho!
"O Banco de Cadeiras de Rodas é uma instituição que tem como finalidade garantir o direito de cidadania dos portadores de necessidades especiais, emprestando Cadeira de Rodas, Cadeira Higiênicas, Muletas e Andadores, preferencialmente aqueles que não possuem condições em adquirir. » Leia mais...

Para que o trabalho continue se renovando e crescendo, o BCR promove anualmente uma Festa onde conta com a ajuda de empresas renomadas que, solidariamente, patrocinam o projeto. A loja maçônica Cayru agradece o apoio de todos os comerciantes que estão abraçando este projeto e pede a todos os convidados que dêem preferência aos nossos patrocinadores, pois isso só esta sendo possível graças a eles."


Parceria: A EMPRESA PELLO MENOS ESTÁ RECEBENDO garrafas Pet com óleo usado de cozinha  para doação de cadeiras de roda por litros.

18 de jul. de 2010

CNPq autoriza bolsista a ter outras atividades remuneradas

(Do portal do CNPq)

Portaria conjunta assinada ontem (15) pelos presidentes da Capes/MEC e

do CNPq/MCT, Jorge Guimarães e Carlos Alberto Aragão, permite aos

bolsistas dessas agências matriculados em programas de pós-graduação

no país receberem complementação financeira proveniente de outras

fontes. Esta iniciativa vem atender antiga reivindicação dos bolsistas

que, a partir de agora, poderão exercer atividade remunerada,

9 de jul. de 2010

Biblioteca Virtual Ambiental

O que é bom a gente divulga!

Biblioteca em nosso Link .


A Silva Porto Consultoria Ambiental reuniu grande quantidade de material técnico sobre meio ambiente disponível na internet.

3 de jul. de 2010

Indice de Desenvolvimento da Educação Básica

O INEP divulgou ontem os resultados globais do Indice de Desenvolvimento da Educação Básica, e os resultados mostram melhorias, sobretudo para a 4a série do ensino fundamental (5o. ano). Em português, a nota média passou de 175.8 para 184.3 pontos (o mínimo adequado seria 200) e, na 8a série (9o. ano), de 234.7 para 244.0 (o mínimo adequado seria 275). Ao final do ensino médio, a evolução foi de 251. 4 para 268.8, ainda longe do mínimo aceitável de 300. Os resultados em matemática só mostram mudança na 4a serie – de 193.5 para 204.3 (a meta é 250). Na 8a série passa de 247.4 para 248.7, para uma meta de 300, e de 272.9 para 274.7 no final do ensino médio, quando a meta seria de 350.

1 de jul. de 2010

OFICINA DE FOTOGRAFIA - jovens até 19 anos..

O INSTITUTO DE PESQUISA E MEMORIA - IPN, ESTARÁ INICIANDO NO MES DE JULHO A OFICINA DE FOTOGRAFIA, INTEIRAMENTE GRÁTIS, COM O FOTÓGRAFO 'ZEZZINHO ANDRADDY', PARA JOVENS ATÉ 19 ANOS. INSCRIÇÕES EMAIL ; eventospretosnovos@yahoo.com.br,
ou através do tel: numero 9789.6202. (PENHA) VENHA PARTICIPAR !!!!!!!!!

ENDEREÇO: Rua Pedro Ernesto, 32/34 - Gamboa - Zona Portuária Rio de Janeiro

HORÁRIO:

05/07/2010 - 14:00hs. (Início)

Todos os dias de 2a. a 6a. feira- à partir das 14hs.

30 de jun. de 2010

A História do tráfico no RJ segundo o editor-chefe do Jornal de Brasília !

Leia na íntegra pelo link  - Almir Lima  (Qui, 01 de Janeiro de 2009 11:29 )

"A hipocrisia está em nós, pois somente vamos às ruas protestar contra a violência quando a vítima é "próxima" de nós; somente dizemos "basta" de assaltos, quandos somos os assaltados!

É a famosa história: O FILHO DE MEU VIZINHO É LADRÃO; O MEU É "UM POUCO" CLEPTOMANÍACO; OU, O FILHO DO VIZINHO É UM VIADO SEM VERGONHA, MAS O MEU TEM UMA "LIGEIRA" TENDÊNCIA AO HOMOSSEXUALISMO... ORA, CHEGA!! "


Sylvio Guedes, editor-chefe do Jornal de Brasília , critica o "cinismo" dos jornalistas, artistas e intelectuais ao defenderem o fim do poder paralelo dos chefes do tráfico de drogas.

Guedes desafia a todos que tanto se drogaram nas últimas décadas que venham a público assumir :
"Eu ajudei a destruir o Rio de Janeiro".

Não adianta colocar somente na conta dos pobres!


Sylvio Guedes, editor-chefe do Jornal de Brasília, critica o 'cinismo' dos jornalistas, artistas e intelectuais ao defenderem o fim do poder paralelo dos chefes do tráfico de drogas.
Guedes desafia a todos que 'tanto se drogaram nas últimas décadas que venham a público assumir: eu ajudei a destruir o Rio de Janeiro'. Leia o artigo na íntegra:

'Eles ajudaram a destruir o Rio'.

É irônico que a classe artística e a categoria dos jornalistas estejam agora na, por assim dizer, vanguarda da atual campanha contra a violência enfrentada pelo Rio de Janeiro.

Essa postura é produto do absoluto cinismo de muitas das pessoas e instituições que vemos participando de atos, fazendo declarações e defendendo o fim do poder paralelo dos chefões do tráfico de drogas.
 ...

Invadiu e se instalou nas redações de jornais e nas emissoras de TV, sob o silêncio comprometedor de suas chefias e diretorias..
...
Em uma espúria relação de cumplicidade, imprensa e classe artística (que tanto se orgulham de serem, ambas, formadoras de opinião) de fato contribuíram enormemente para que o consumo das drogas, em especial da cocaína, se disseminasse no seio da sociedade carioca - e brasileira - por extensão. Achavam o máximo; era, como se costumava dizer, um barato.
...

As pessoas curtiam a comodidade proporcionada pelos fornecedores: entregavam a droga em casa, sem a necessidade de inconvenientes viagens ao decaído mundo dos morros, vizinhos aos edifícios ricos do asfalto.
...
Nem é preciso detalhar como essa simples relação econômica de mercado terminou.
Onde há demanda, deve haver a necessária oferta.
...
Qualquer mentecapto sabe que não pode persistir um sistema jurídico em que é proibida e reprimida a produção e venda da droga, porém seu consumo é digamos assim, tolerado.
Que a mídia, os artistas e os intelectuais que tanto se drogaram nas três últimas décadas venham a público assumir:

'Eu ajudei a destruir o Rio de Janeiro.'
Façam um adesivo e preguem no vidro de seus Audis, BMWs e Mercedes.'
Fonte: Jornal de Brasília.

19 de jun. de 2010

Você dá atenção as suas tendências?

Reflita sobre o texto de Flávio Bastos - flaviolgb@terra.com.br

Dê atenção às suas tendências!


O comportamento é a forma como nos apresentamos socialmente, ou seja, a expressão de nossos sentimentos, emoções e maneira de ser que envolvem nossos atos no cotidiano da vida. O comportamento, portanto, é a nossa imagem projetada no meio sócio-familiar.
Essa imagem, muitas vezes, sem percebermos, carrega consigo tendências ou vícios de comportamento como a leviandade, a criticidade exagerada, o sarcasmo, entre outros defeitos de caráter...
Características pessoais que acabam tornando-se "marca registrada" de nossa personalidade e influenciando na construção de nossa imagem projetada no âmbito das relações humanas. [...]

Leia na íntegra em Somos Todos Um.

28 de abr. de 2010

EDUCAÇÃO IBGE TEEN!

O IBGE é responsável por várias pesquisas de levantamento de dados que refletem  realidades sobre o Tema Educação.
A de maio importância pelo sua abrangência nacional é o Censo Demográfico, onde trabalhei por mais de 20 anos.
Nosso Censo é decenal e nos anos "zero" portanto o último censo aconteceu em 2000 e continha informações sobre analfabetismo, anos de estudo, freqüência escolar e redes de ensino, com distribuição de acordo com idade, estados, regiões do Brasil e sexo, entre outros dados.
Em 2010 teremos um novo Censo a partir de 1º de agosto e novos indicadores serão levantados. Postarei as novidades quando  a divulgação estiver .autorizada.


Anualmente,  o IBGE realiza numa amostra da população brasileira,  a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios.


Para aproveitar o dia da educação e saber mais sobre o assunto no Brasil acesse o link.

12 de abr. de 2010

PEIXE URBANO

BASTA LINKAR PARA ENTENDER...Todos os dias destacamos uma oferta exclusiva e imperdível para que você possa usufruir de um produto, serviço ou experiência por um preço imbatível!

8 de abr. de 2010

Prouni

1. Condições exigidas

Para concorrer a uma bolsa, o estudante deve participar do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), na edição imediatamente anterior ao processo seletivo do ProUni, e obter a nota mínima nesse exame, estabelecida pelo MEC. Deve, também, ter renda familiar de até três salários mínimos por pessoa, e satisfazer a uma das condições abaixo:
ter cursado o ensino médio completo em escola pública ou em escola privada com bolsa integral da instituição;
ter cursado o ensino médio parcialmente em escola pública e parcialmente em escola privada com bolsa integral da instituição;
ser pessoa com deficiência;
ser professor da rede pública de ensino básico, em efetivo exercício, integrando o quadro permanente da instituição, e estar concorrendo a vaga em curso de licenciatura, normal superior ou pedagogia. Neste caso, a renda familiar por pessoa não é considerada.

2. Como se dá a seleção

A seleção para a obtenção das bolsas se dá em três fases:
a) inscrição e pré-seleção pelo MEC: o estudante escolhe a modalidade de bolsa e até cinco opções de instituições de ensino superior, cursos, habilitações ou turnos dentre as disponíveis, conforme sua renda familiar per capita e sua adequação aos critérios do programa. Em seguida, o Sistema do ProUni (Sisprouni) classifica os estudantes, de acordo com as suas opções e as notas obtidas no Enem. A nota considerada pelo ProUni é a média aritmética das notas das provas de redação e de conhecimentos gerais do Enem, isto é, a soma das duas notas dividida por dois. São geradas, então, listagens públicas dos estudantes pré-selecionados em cada curso de cada instituição.
b) aferição das informações prestadas pelo candidato pelas instituições de ensino superior: os estudantes devem comparecer às instituições de ensino, de posse dos documentos que comprovem as informações prestadas em sua ficha de inscrição, conforme portaria do MEC que regulamenta cada processo seletivo.
c) seleção feita pelas instituições: os estudantes poderão ser encaminhados para eventuais processos seletivos próprios, feitos pelas respectivas instituições. Se aprovados, são inseridos no programa mediante a emissão do correspondente Termo de Concessão de Bolsa.
A reprovação do estudante em qualquer das etapas descritas implicará a pré-seleção em segunda chamada do estudante seguinte na listagem de classificação, observando-se, rigorosamente, a ordem das notas obtidas no Enem.

3. Aferição das informações

Cabe à instituição de ensino, na figura do coordenador do ProUni, a aferição dos documentos apresentados pelo candidato para a comprovação das informações prestadas em sua inscrição no programa. Para certificar-se da veracidade das informações prestadas, a instituição pode solicitar qualquer documentação julgada necessária.
Todos os dados informados pelo candidato na ficha de inscrição devem ser ratificados na fase de comprovação de informações. Tal procedimento visa à transparência, à justiça e à lisura da seleção realizada pelo ProUni, já que o objetivo principal do programa é conceder bolsas a candidatos comprovadamente necessitados.

4. Permanência no programa

Durante o curso, o bolsista do ProUni deverá apresentar aproveitamento acadêmico de, no mínimo, 75% (setenta e cinco por cento) nas disciplinas cursadas em cada período letivo, sob pena de encerramento da bolsa. Em caso de aproveitamento acadêmico insuficiente, o coordenador do ProUni poderá ouvir o responsável pela(s) disciplina(s) na(s) qual(is) houve reprovação e autorizar, por uma única vez, a continuidade da bolsa.

5. Vantagens para as instituições que aderirem

A adesão ao ProUni isenta as instituições de ensino superior do pagamento de quatro tributos: Imposto de Renda das Pessoas Jurídicas (IRPJ), Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL), Contribuição Social para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins) e Contribuição para o Programa de Integração Social (PIS). A isenção vale a partir da assinatura do Termo de Adesão e durante seu período de vigência (dez anos).

6. Critérios para a adesão de instituições

Há dois tipos de critérios: educacionais e fiscais.
O critério educacional estabelece que a instituição deverá estar regularmente autorizada a funcionar e seus cursos devem estar regularmente cadastrados junto ao Inep.
O critério fiscal exige que a instituição deverá apresentar regularidade fiscal aferida pelo MEC mediante consulta ao Cadastro Informativo de Créditos não quitados do Setor Público Federal (Cadin), previamente à autorização para adesão.

7. Preenchimento das bolsas

Esse processo passa pelas seguintes etapas:
a) Pré-seleção em primeira chamada, para os estudantes classificados de imediato, conforme suas opções de curso e suas notas no Enem.
b) Pré-seleção em segunda chamada, para os estudantes pré-selecionados para as bolsas não preenchidas em função da reprovação dos candidatos pré-selecionados em primeira chamada.
c) Bolsas remanescentes (aquelas não preenchidas durante o processo seletivo regular), preenchidas pelas próprias instituições, a partir dos mesmos critérios das demais bolsas do ProUni. Os estudantes são selecionados pela seguinte ordem: alunos das turmas iniciais, conforme a classificação no vestibular da instituição, e alunos dos outros períodos letivos, conforme seu desempenho acadêmico na instituição. Têm prioridade na ocupação das bolsas os estudantes professores da rede pública de ensino regularmente matriculados em cursos de licenciatura, normal superior e pedagogia.
d) As bolsas ainda assim não preenchidas são ofertadas novamente no próximo processo seletivo correspondente do ProUni, junto com as bolsas obrigatórias, determinadas pela legislação do programa.

8. Controle

Todos os procedimentos operacionais do ProUni são efetuados por meio de um sistema informatizado, o Sistema do ProUni (Sisprouni). O MEC tem capacidade para identificar em tempo real a situação de cada uma das instituições participantes do programa. Todo esse processo é eletrônico e via Internet, com um importante instrumento de controle: a certificação digital.

9. Relação entre o ProUni e Fies?

Há duas intersecções entre o ProUni e o Financiamento Estudantil (Fies). A primeira diz respeito à prioridade na distribuição dos recursos do Fies às instituições participantes do programa, conforme estabelece o art. 14 da Lei 11.096/05, que instituiu o ProUni. A segunda é a possibilidade de todos os bolsistas parciais de 50% contratarem junto ao Fies o financiamento de metade da parcela da mensalidade que não é coberta pela bolsa. As regras do Fies são as mesmas para todos os estudantes, bolsistas do ProUni ou não. Para que o bolsista do ProUni possa contratar financiamento, a instituição de ensino deve aderir a processo específico do Fies.

10. O ProUni e a formação de professores das escolas públicas

A bolsa do ProUni também é destinada a professores da rede pública de ensino, para os cursos de licenciatura, normal superior e pedagogia, destinados à formação do magistério da educação básica, independente dos limites de renda do programa. Nesse caso, os professores deverão estar no efetivo exercício do magistério da educação básica, integrando o quadro de pessoal permanente de instituição pública. A seleção é efetuada também por meio das notas no Enem, analogamente a qualquer vestibular.

11. Política de cotas na oferta das bolsas

O ProUni reserva, em processo seletivo, bolsas às pessoas com deficiência e aos autodeclarados pretos, pardos ou índios. O percentual de bolsas destinadas aos cotistas é igual àquele de cidadãos pretos, pardos e índios, por Unidade da Federação, segundo o último censo do IBGE. O candidato cotista também deve se enquadrar nos demais critérios de seleção do programa.

12. Bolsa-Permanência

O ProUni instituiu, em 2006, a Bolsa-Permanência, destinada a ajudar no custeio das despesas educacionais dos estudantes. É um benefício, de até R$ 300,00 mensais, concedido a estudantes com bolsa integral em utilização, matriculados em cursos presenciais com no mínimo seis semestres de duração e cuja carga horária média seja superior ou igual a seis horas diárias de aula, de acordo com os dados cadastrados pelas instituições de ensino no Sistema Integrado de Informações da Educação Superior (Siedsup), mantido pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
O processo de seleção dos bolsistas aptos ao recebimento da Bolsa-Permanência é feito automaticamente pelo sistema informatizado do ProUni, no início de cada semestre, observada a disponibilidade orçamentária e financeira do Ministério da Educação.

7 de abr. de 2010

Pós-graduação lato sensu e stricto sensu.

As pós-graduações lato sensu compreendem programas de especialização e incluem os cursos designados como MBA - Master Business. Com duração mínima de 360 horas e ao final do curso o aluno obterá certificado e não diploma, ademais são abertos a candidatos diplomados em cursos superiores e que atendam às exigências das instituições de ensino - art. 44, III, Lei nº 9.394/1996. As pós-graduações stricto sensu compreendem programas de mestrado e doutorado abertos a candidatos diplomados em cursos superiores de graduação e que atendam às exigências das instituições de ensino e ao edital de seleção dos alunos.( art. 44, III, Lei nº 9.394/1996. ) Ao final do curso o aluno obterá diploma.


Qual a exigência mínima para ingresso em curso de pós-graduação lato sensu?

Conforme dispõe o § 3º do art. 1º da Resolução CNE/CES nº 1, de 8 de junho de 2007, a exigência mínima para ingresso em curso de pós-graduação lato sensu é a apresentação de diploma de curso de graduação ou demais cursos superiores, e atendidos os requisitos específicos estabelecidos no edital do curso.


Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu a Distância
Instituições Credenciadas Cursos ou Programas Autorizados
http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=12776:cursos-de-pos-graduacao-lato-sensu-a-distancia-&catid=180:pos-graduacao

Os cursos de pós-graduação lato sensu precisam ser autorizados e reconhecidos pelo MEC?

Os cursos de especialização em nível de pós-graduação lato sensu presenciais (nos quais se incluem os cursos designados como MBA - Master Business Administration) oferecidos por instituições de ensino superior ou por entidades especialmente credenciadas para atuarem nesse nível educacional independem de autorização, reconhecimento e renovação de reconhecimento e devem atender ao disposto na Resolução CNE/CES nº 1, de 8 de junho de 2007. Os cursos de pós-graduação lato sensu a distância podem ser ofertados por instituições de educação superior desde que possuam credenciamento para educação a distância.As instituições de pesquisa científica e tecnológica, pública ou privada, só poderão ofertar lato sensu presencial e a distância mediante solicitação de credenciamento específico, nos termos da Resolução nº 5, de 25 de setembro de 2008, a qual consolida as normas para o credenciamento especial de instituições não educacionais.

Uma instituição de ensino superior pode cobrar pelo histórico escolar?

O contrato de prestação de serviços educacionais é regido pela Lei n° 8.078/90 - Código de Defesa do Consumidor. É firmado entre o aluno e a instituição de ensino, quando do ato da matrícula e por ocasião de sua renovação, em cada período letivo. O prestador dos serviços (instituição) só pode cobrar do consumidor (aluno) a importância ou taxa que esteja explicitamente contemplada no contrato.As taxas de emissão do histórico escolar e do certificado de conclusão de curso, bem como da expedição e registro de diplomas estão incluídos nas mensalidades pagas pelos serviços educacionais prestados pela instituição, conforme a interpretação dos artigos 22, XXIV, e 24, IX, da Constituição Federal, combinados com os artigos 48, § 1° e 53, VI, da Lei n° 9394/96 - LDB - em face dos artigos 2° e 3°, da Lei n° 8078/90 - Código de Defesa do Consumidor, e nos termos da Lei nº 9.870/99.

Revalidação de diploma estrangeiro de graduação expedido por IES estrangeira.

A revalidação de diploma de graduação expedido por instituições de ensino superior (IES) estrangeiras é regulamentada pela Resolução CNE/CES nº 01, de 28 de janeiro de 2002, alterada pela Resolução CNE/CES nº 8, de 4 de outubro de 2007
A revalidação é feita pelas universidades públicas, que ministrem curso de graduação reconhecido na mesma área de conhecimento ou em área afim. Caso haja dúvida quanto à similaridade do curso, a universidade pode solicitar a realização de exames e provas, com o objetivo de caracterizar a equivalência.

Como saber se uma IES é credenciada pelo MEC?

Verifiquem em http://emec.mec.gov.br
Consultem a situação de instituições de educação superior e de cursos de graduação, assim como seus respectivos atos autorizativos.

Atos autorizativos: credenciamento, autorização e reconhecimento, você sabe o que significam?

São modalidades de atos autorizativos: credenciamento e recredenciamento de instituições de educação superior(IES) e de autorização, reconhecimento e renovação de reconhecimento de cursos de graduação.

Credenciamento e Recredenciamento
Para iniciar suas atividades, as IES devem solicitar o credenciamento junto ao MEC. De acordo com sua organização acadêmica, as IES são credenciadas como: faculdades, centros universitários e universidades.
Inicialmente a IES é credenciada como faculdade. O credenciamento como universidade ou centro universitário, com as respectivas prerrogativas de autonomia, depende do credenciamento específico de instituição já credenciada, em funcionamento regular e com padrão satisfatório de qualidade.
O primeiro credenciamento da instituição tem prazo máximo de três anos, para faculdades e centros universitários, e de cinco anos, para as universidades.
O recredenciamento deve ser solicitado pela IES ao final de cada ciclo avaliativo do Sinaes, junto à secretaria competente.
Autorização
Para iniciar a oferta de um curso de graduação, a IES depende de autorização do Ministério da Educação. A exceção são as universidades e centros universitários que, por terem autonomia, independem de autorização para funcionamento de curso superior. No entanto, essas instituições devem informar à secretaria competente os cursos abertos para fins de supervisão, avaliação e posterior reconhecimento. (Art. 28 do Decreto nº 5.773, de 9 de maio de 2006).
No processo de autorização dos cursos de graduação de direito, medicina, odontologia e psicologia, inclusive em universidades e centros universitários, a secretaria de educação Superior considera a manifestação do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil e do Conselho Nacional de Saúde. (art. 28, § 2º do Decreto nº 5.773, de 9 de maio de 2006).
Reconhecimento e Renovação de Reconhecimento
O reconhecimento deve ser solicitado pela IES quando o curso de graduação tiver completado 50% de sua carga horária. O reconhecimento de curso é condição necessária para a validade nacional dos respectivos diplomas.
Assim como nos processos de autorização, o Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil e o Conselho Nacional de Saúde têm prerrogativas para manifestar-se junto ao Ministério da Educação no ato de reconhecimento dos cursos de graduação de direito, medicina, odontologia e psicologia.
A renovação do reconhecimento deve ser solicitada pela IES ao final de cada ciclo avaliativo do Sinaes junto à Secretaria competente.

Faculdades, centros universitários e universidades, você sabe a diferença?

De acordo com o Decreto 5.773/06, as instituições de educação superior, de acordo com sua organização e respectivas prerrogativas acadêmicas, são credenciadas como:
I - faculdades;
II - centros universitários; e
III - universidades.As instituições são credenciadas originalmente como faculdades.

O credenciamento como universidade ou centro universitário, com as consequentes prerrogativas de autonomia, depende do credenciamento específico de instituição já credenciada, em funcionamento regular e com padrão satisfatório de qualidade.As universidades se caracterizam pela indissociabilidade das atividades de ensino, de pesquisa e de extensão.
São instituições pluridisciplinares de formação dos quadros profissionais de nível superior, de pesquisa, de extensão e de domínio e cultivo do saber humano, que se caracterizam por:
I - produção intelectual institucionalizada mediante o estudo sistemático dos temas e problemas mais relevantes, tanto do ponto de vista científico e cultural, quanto regional e nacional;
II - um terço do corpo docente, pelo menos, com titulação acadêmica de mestrado ou doutorado;
III - um terço do corpo docente em regime de tempo integral.
§ 1º A criação de universidades federais se dará por iniciativa do Poder Executivo, mediante projeto de lei encaminhado ao Congresso Nacional.
§ 2º A criação de universidades privadas se dará por transformação de instituições de ensino superior já existentes e que atendam o disposto na legislação pertinente.São centros universitários as instituições de ensino superior pluricurriculares, abrangendo uma ou mais áreas do conhecimento, que se caracterizam pela excelência do ensino oferecido, comprovada pela qualificação do seu corpo docente e pelas condições de trabalho acadêmico oferecidas à comunidade escolar.
Os centros universitários credenciados têm autonomia para criar, organizar e extinguir, em sua sede, cursos e programas de educação superior.

15 de fev. de 2010

Prevenção para o coração! Médico Naturalista Ensina...

Um médico naturalista estava muito triste porque participou de congressos e, embora comprovados, os resultados não eram divulgados, como ele disse 'NÃO DÁ IBOPE''.

Então ensinou a fazer exercícios simples que evitam problemas cardíacos:

1º. Antes do banho, exercitar a panturrilha (levantar o corpo naponta dos pés) , primeiro rápido até esquentar as panturilhas e depois uma sequência de 10 movimentos lentos.
Esse exercício bombeia o sangue para o coração, melhora osbatimentos cardíacos e evita obstrução das veias.
Nos primeiros 6meses, se a pessoa estiver com excesso de peso, ela emagrece da cintura para baixo e, nos 6 meses seguintes, da cintura para cima; depois de 2 anos, não engorda mais e, alem de tudo, diminui o risco de uma cirurgia cardíaca que custa em média, hoje em dia, R$ 38.000,00 e, de um modo geral, os planos de saúde nem sempre pagam.

Melhora o problema de micro varizes.
2º. Ao chegar em casa, coloque os seus pés em uma bacia com água bem quente (o famoso escalda pés - alem de relaxar, esse processodesencadeia a dilatação dos vasos sanguíneos dos pés, melhora o cabelo e melhora, inclusive, a visão. Esse processo foi pesquisado com pessoas diabéticas e o resultado evidenciou a melhora na circulação sanguínea, diminuindo os casos de gangrena, o quadro geral de saúde dos pesquisados melhorou, e como um fato relevante, a melhora da visão.

Evita o encurvamento da coluna
3º. Ao acordar, deitado de barriga para cima pedalar 120 vezes noar. Esse exercício melhora o posicionamento da coluna e da postura,diminuindo ou retardando o encurvamento das costa e aliviando as dores nas costas.

Baixando a pressão
4º. Ao perceber que a pressão subiu, coloque as pernas dentro de um balde com água muito gelada até os joelhos. Permaneça nesta imersão por 20min. Este processo fará com que o organismo, na busca de aquecer os membros inferiores, faça com que o acúmulo de sangue na cabeça desça, baixando a pressão.

9 de jan. de 2010

Inovação com informação!

Achei bem legal estas novas imagens para placas de identificação.

"A LINGUAGEM DA FESS'KOBBY
A agência reinventou os ícones da segurança no trabalho e de sinalização do escritório."

O empresário Eduardo El Kobbi investe na descontração de um ambiente onde criatividade é sinônimo de dinheiro.
A agência de publicidade encontrou em um antigo galpão de uma distribuidora de publicações impressas, no centro de São Paulo, o generoso espaço que agora serve para abrigar sua sede
Por Sérgio Tauhata




(Esq.) Concentração total: a brincadeira alerta quem acha irresistível abrir uma porta fechada: privacidade em uma reunião é coisa séria; e
(Dir.) Aviso de incêndio: Com bom humor, a placa lembra às pessoas os procedimentos básicos, ao mesmo tempo que indica o caminho de fuga...