Brasão da Cia. de Jesus 1º modelo pedagógico Brasil 1549 a 1759.

"O sucesso não é o final e o fracasso não é fatal: o que conta é a coragem para seguir em frente."

24 de ago. de 2010

Lixo, um meio de inserção ao mercado de trabalho.

A forma adequada de lidar com o lixo que produzimos se tornou o tema central de debates quando o assunto e Meio Ambiente. Muitas cidades brasileiras ainda tratam o lixo como algo inofensivo e continuam a depositá-lo a céu aberto. Este fato traz graves conseqüências a “saúde da cidade”, em menor ou maior grau afeta a sociedade. Esta realidade vem se alterando, graças a tecnologia e a alguns empreendedores que criaram formas para reciclar, ou seja, dar um novo ciclo de vida a algo que parecia descartável, morto. Transformar objetos usados em novos produtos, livrando o ambiente urbano e rural de danos ambientais irrecuperáveis, é a proposta para a sociedade contemporânea.

Técnicas do tratamento do lixo



ATERROS SANITÁRIOS – Lixão Fashion! Os critérios legais para a instalação de um aterro nem sempre são respeitados. Como fazer? -1º Se escolhe e desmata a área, e depois...

- Identificação do lençol freático e das nascentes da região; Drenagem das nascentes; Terraplanagem; Camada de regularização e instalação da manta de impermeabilização do solo; Camada de proteção da manta, feita com solo; e Destinação do chorume: drenos de fundo e lagoas de tratamento

Quando se atinge a capacidade máxima do aterro ele é encerrado, devendo passar ao processo de monitoramento (vigilância e manutenção) por 5 anos, pois produzem biogás e chorume por mais 10 anos. O líquido percolado ou chorume, quando avaliado quanto ao custo/benefício, para se adotar medidas sofisticadas de tratamento (usinas piloto, osmose reversa, etc.) se torna desinteressante. Solução? Desviar este líquido para estações de tratamento de esgoto, onde é diluído e tratado. Entretanto, muitas cidades ainda não possuem um sistema de saneamento básico.



USINAS DE COMPOSTAGEM

O que é isso? “A compostagem é o processo de transformação de materiais grosseiros, como palhada e estrume, em materiais orgânicos utilizáveis na agricultura. Este processo envolve transformações extremamente complexas de natureza bioquímica, promovidas por milhões de microorganismos do solo que têm na matéria orgânica in natura sua fonte de energia, nutrientes minerais e carbono. Por essa razão uma pilha de composto é um modo de fornecer as condições adequadas aos microorganismos para que esses degradem a matéria orgânica e disponibilizem nutrientes para as plantas. Usinas de compostagem associadas às usinas de reciclagem iniciaram suas operações no Brasil em 1963. Atualmente, temos apenas 8 unidades em todo o Brasil, com 30 bioestabilizadores, em São Paulo (SP), Santo André (SP), São José dos Campos (SP), Belém (PA), Belo Horizonte (MG), Boa Vista (RR), Brasília (DF) e Rio de Janeiro (RJ). A capacidade total de processamento é de (apenas) aproximadamente 3000 toneladas de lixo por dia. Essa técnica desperta um crescente interesse de inúmeros municípios e ecologistas. Uma usina com apenas um bioestabilizador orgânico é capaz de tratar mais de 90 toneladas/dia de lixo - ou seja, a produção diária de lixo de uma população de 100.000 habitantes.

A importância da Coleta Seletiva está inserida no contexto deste processo, onde há uma prévia separação de materiais (gerenciamento de lixo), encontrados no lixo. Sendo coletados separados os metais, papelão, trapos, plásticos, vidros iriam diretamente Usinas de Reciclagem.
estrume
A matéria orgânica residual que produzimos diariamente, (aproximadamente 50%), transforma-se num fertilizante orgânico que é chamado composto, um produto homogêneo e pasteurizado, com cheiro e aspecto semelhantes ao da terra vegetal. Excelente fonte de matéria orgânica, com diversos micro-nutrientes essenciais à agricultura e jardinagem. É um excelente recondicionador da terra, pois é diretamente assimilado pelas raízes das plantas.



INCINERADORES

A maioria dos edifícios residências construídos no século XX possuem ainda um incinerador, prática usual nas grandes cidades para queima do lixo produzido pelos condomínios e extinta há alguns anos. Nas áreas rurais, entretanto, ainda é bastante comum se queimar restos de galhos e poda para limpar terrenos para plantio e o próprio lixo. “A ação do fogo reduz o volume do lixo, impede a disseminação de doenças (lixo hospitalar) e as cinzas resultantes - cerca de 30% do volume inicial - pode ser mais facilmente destinada. Além disso, há outra vantagem: o lixo urbano é composto por grandes quantidades de plástico e papel e por isso, não há necessidade de utilizar combustível para alcançar a temperatura correta (800ºC). Em termos mais simples: o lixo queima sozinho. “ Sem controle dos produtos pode resultar em grande fonte de poluição. Portanto, os vapores da combustão devem ser tratados em filtros e torres de lavagem, para depois serem liberados na atmosfera através de chaminés, cujas alturas devem ser determinadas após observar as condições de clima e topografia da área.



RECICLAGEM

Nas modernas sociedades urbanas,  face a tendência de uma verdadeira revolução industrial-ambiental, conceituar o desenvolvimento sustentável parece uma alternativa capaz de assegurar um crescimento racional e um progresso econômico. Novos valores emergem desse conceito -  "tecnologia limpa", "legislação verde", "consumidor consciente" e a "reciclagem de materiais".  Enfim... os produtos querem ser "verdes", as construções querem o "selo verde",  as cidades limpas e a população consciente, os alimentos orgânicos ganham "adubo de compostagem ultra verde" e abrem espaço nas mesas, e a reciclagem chega para "salvar a lavoura". Mas na sociedade capitalista o que conta é o lucro!

Se o lixo dá lucro o interesse se justifica!

Materiais recicláveis geram lucro e renda para famílias,
e economia dos recursos naturais!


Alumínio

Quando reintroduzimos o alumínio metálico na linha de produção, reaproveitando, por exemplo, lata de refrigerante, economiza-se energia, o que significa redução de custos. Reutilizando alumínio se atinge uma economia da ordem de 96% da energia necessária para produzir o minério. O Brasil tem uma das maiores reservas do mundo, estimada em 870.000 toneladas mas gasta-se muita energia elétrica, para produzir alumínio. Por isso se diz que o alumínio metálico tem altíssimo conteúdo de energia.

Plásticos

Devido ao baixo custo na produção, conquistaram o mercado das embalagens nos últimos anos. Nos anos 1960, o material predominante das embalagens de materiais sólidos era o papelão, e os materiais preferidos para armazenamento de líquidos eram o vidro e as latas. Seu destino ainda é o aterro sanitário! O reaproveitamento de resíduos plásticos vem crescendo, surgindo a reciclagem para produzir solas de tênis e sapatos, interruptores de tomadas, baldes, mangueiras...etc. O processo de reciclagem consistem em: separar manualmente o material; moer e diluir sob intensa agitação; secar e separar a massa agitada; e após a secagem, é aglutinado e levado a extrusora, que dará forma ao objeto a ser produzido.

Vidros

É um material 100% reciclável! Você sabe o que é um "papavidros"? Data de 1986 o marco inicial do programa de reciclagem do vidro, baseado num processo de educação em busca da conscientização da população para depositar seus vidros em recipientes, denominados papavidros instalados em locais públicos e privados. O material vítreo coletado é selecionado, descontaminado, esmagado (moído), lavado e, finalmente, encaminhado para indústria, onde novamente será reutilizado como matéria-prima no fabrico de novos vidros.

A economia consiste na temperatura usada para refundir o vidro reciclado que é menor economizando-se cerca de 100 litros de óleo combustível para cada tonelada produzida. No Brasil, o vidro ainda corresponde a 3% dos resíduos urbanos em contrapartida produzimos cerca de 890 mil toneladas de embalagens de vidro por ano, onde 25% desse total provém de matéria prima reciclada.

Papel e papelão

1 tonelada de papel reciclado = 20 árvores conservadas = 70% energia poupada e água tratada.

O papel reciclado é utilizado como matéria-prima na produção de papel novo. Ex.: Papel toalha, guardanapos, lenços de papel, papel higiênico, papel para impressão, cadernos, livros, caixas para embalar produtos alimentícios e caixas de papelão para uma infinidade de utilidades.

1 T gasta = 100 mil l água + energia + 50 árvores adultas

Nas cidades, quase 25% do lixo é constituído de papel e o Brasil, por incrível que pareça, ainda importa papel de outros países.


Fontes:


Nenhum comentário: