Brasão da Cia. de Jesus 1º modelo pedagógico Brasil 1549 a 1759.

"O sucesso não é o final e o fracasso não é fatal: o que conta é a coragem para seguir em frente."

8 de ago. de 2010

Evite a conversa macarrônica

A conversa macarrônica às vezes é iniciada e a gente nem se dá conta...fiz uma adaptação para ser aplicado de forma genêrica e não somente a relacionamentos entre parceiros..


Conversa macarrônica = termo usado para definir um diálogo que ficou confuso porque as pessoas expressaram os pensamentos do outro, e não os próprios. É quando cada um fala o que acha que o outro pensa, ou o que acha que o filho, o aluno o amigo ou um colega de trabalho acha que você pensa... Aí, o diálogo vira uma confusão irremediável!



Para evitar isso, use comentários começados com “eu”, expressando apenas seus próprios pensamentos e sentimentos e fazendo perguntas quando quiser saber alguma coisa a respeito do outro. Colocar em palavras o que você acha que o outro pensa não é apenas contraproducente, mas também contagioso, porque as pessoas têm tendência a imitar o estilo de conversar das outras.

Se uma das pessoas fala de um modo invasor, o outro provavelmente fará o mesmo. E, sem perceber, os dois acabam envolvidos numa conversa macarrônica e não conseguem descobrir o que deu errado. Como estavam realmente tentando manter um diálogo construtivo, ficam confusos e irritados um com o outro.

Para evitar esse tipo de situação e as conseqüentes confusões e brigas, não “ache” nada a respeito do que o outro sente ou pensa.

Diga o que você sente e pensa.
Pergunte diretamente o que acontece ao outro.

Susan Heitler, no livro "A arte do relacionamento"


Nenhum comentário: