Brasão da Cia. de Jesus 1º modelo pedagógico Brasil 1549 a 1759.

"O sucesso não é o final e o fracasso não é fatal: o que conta é a coragem para seguir em frente."

9 de abr. de 2009

Momento pascal no âmbito da educação.

Ao acessar o diretório de artigos gratuitos, nos deparamos com uma publicação, muito interessante, do Ilmo. Prof. Ms. Neri de Paula Carneiro e que resolvemos postar parte da mesma, a qual, indiscutivelmente levará uma bela mensagem a todos nós.
“Páscoa, na linguagem religiosa tem o significado de Transformação. Os Judeus teriam se transformado de escravos, no Egito, em povo livre a caminho de uma terra prometida – em que pese isso ter originado problemas com problemas de relações com os povos da palestina! Mas até hoje os judeus celebram a Páscoa como uma de suas principais festas religiosas. No mundo cristão, a Páscoa também tem um sentido transformador. Com sua morte na cruz, Jesus transforma a derrota em vitória, a morte em vida o medo em esperança...
Mas não vamos aqui falar de religião. Vamos falar em transformação. E é no âmbito da educação escolar que se faz necessário um momento pascal; e alguns já falam que se pode vislumbrar alguma réstia de páscoa.”
Para tanto, vale a pena observar a história abaixo publicada pelo respeitável Prof. Ms. Neri de Paula Carneiro, senão vejamos:
“Uma criança recebeu do pai uma folha de uma revista em que havia um desenho deformado do globo terrestre. E ouviu do pai a proposta de que deveria recortar o papel a fim de concertar o mundo deformado. Tesoura na mão a criança começa a recortar as deformações do mundo. Mas percebe que quanto mais recorta, mais deforma o globo-mundo. Olha então no verso da folha e vê que ali está um desenho de um ser humano. Percebendo que não está dando conta de reformar o mundo e que está, cada vez mais recortando o homem a criança se decide a mudar o rumo da proposta do pai. Vira a folha e toma os pedaços do homem recortado ao recortar o globo. E a criança começa então o trabalho de colagem das pequenas partes em que havia recortado o ser humano. É então que seu pai a questiona, dizendo que a tarefa era concertar as deformidades do mundo, ao que a criança responde que não estava conseguindo concertar o mundo por que não sabia como. Decidira então concertar o homem e estava fazendo isso por que era mais fácil. No final da tarefa, a surpresa do pai e da criança: concertado o homem os dois viraram a folha e viram que o mundo estava perfeito. Ao concertar o homem a criança havia concertado o mundo. Claro que esta é só uma historinha edificante. Mas algo chama a atenção: a criança subverteu a ordem. Por não saber como arrumar o mundo arrumou o homem. E ao arrumar o homem o mundo ficou concertado. Essa é talvez a melhor mensagem que se pode esperar não só da escola como também dos pais e dos professores e das crianças: não há como concertar o mundo sem concertar o homem. O mundo-natureza tem mecanismos próprios e suficientes para se auto-preservar. O que precisa de remédio é o homem e suas relações com seus semelhantes – e com a natureza.”
Meus amigos: Boa páscoa para todos!
http://www.artigonal.com/educacao-artigos/e-pascoa-363010.html - acessado em 10/04/2009
É Páscoa - Publicado em: 18-03-2008
Prof. Ms. Neri de Paula Carneiro (Filósofo, Teólogo, Historiador)

Nenhum comentário: