Brasão da Cia. de Jesus 1º modelo pedagógico Brasil 1549 a 1759.

"O sucesso não é o final e o fracasso não é fatal: o que conta é a coragem para seguir em frente."

2 de abr. de 2009

Mestres da geração de analfabetos funcionais.

Participo, em sala de aula, das mais variadas discussões sobre o sistema de cotas. Existem correntes de defesa e ataque ao sistema, por vezes elevam o debate a um cenário de arena!Tratando-se da classificação COR ou RAÇA,colegas que se declaram negros se dizem contra as mesmas e aceitam melhor a idéia do PROUNI, talvez realmente o seja.É deprimente imaginar que tudo se resolverá num passe de mágica, bastando criar mecanismos que facilitem o INGRESSO de alunos, sejam de que raça ou cor forem, com um baixíssimo grau de conhecimento na educação básica nas universidades.Professores, Doutores e Mestres, do mais alto gabarito acadêmico terão, certamente, o trabalho hercúleo de graduar estes alunos de alguma forma. Nunca um Título de Mestre e Doutor terá maior provação nem valor maior que este!O pior ainda virá quando estes alunos, que passaram pela formação inicial e entraram enfim na tão sonhada universidade, se derem conta que graduação somente não os levará a lugar nenhum, se é que conseguirão concluir o curso.As desigualdades continuarão ´pois os alunos oriundos de estruturas que lhes proporcionaram uma boa educação de base ainda serão os melhores e ainda chegarão primeiro.Imediatamente, suponho eu, se abrirá o sistema de cotas para Especialização, Mestrado e Doutorado, e assim chegaremos lá… mas onde?Mestres do analfabetismo funcional!O problema parece consistir na base da formação, na responsabilidade da família em relação aos seus filhos e no dever do Estado de proporcionar educação de qualidade que poderia ser realizado com um custo menor e com maior abrangência populacional.Parabéns ao Dr. Simon pelas tão precisas análises da conjuntura educacional.
Márcia Regina M. L. Dias

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