Participo, em sala de aula, das mais variadas discussões sobre o sistema de cotas. Existem correntes de defesa e ataque ao sistema, por vezes elevam o debate a um cenário de arena!Tratando-se da classificação COR ou RAÇA,colegas que se declaram negros se dizem contra as mesmas e aceitam melhor a idéia do PROUNI, talvez realmente o seja.É deprimente imaginar que tudo se resolverá num passe de mágica, bastando criar mecanismos que facilitem o INGRESSO de alunos, sejam de que raça ou cor forem, com um baixíssimo grau de conhecimento na educação básica nas universidades.Professores, Doutores e Mestres, do mais alto gabarito acadêmico terão, certamente, o trabalho hercúleo de graduar estes alunos de alguma forma. Nunca um Título de Mestre e Doutor terá maior provação nem valor maior que este!O pior ainda virá quando estes alunos, que passaram pela formação inicial e entraram enfim na tão sonhada universidade, se derem conta que graduação somente não os levará a lugar nenhum, se é que conseguirão concluir o curso.As desigualdades continuarão ´pois os alunos oriundos de estruturas que lhes proporcionaram uma boa educação de base ainda serão os melhores e ainda chegarão primeiro.Imediatamente, suponho eu, se abrirá o sistema de cotas para Especialização, Mestrado e Doutorado, e assim chegaremos lá… mas onde?Mestres do analfabetismo funcional!O problema parece consistir na base da formação, na responsabilidade da família em relação aos seus filhos e no dever do Estado de proporcionar educação de qualidade que poderia ser realizado com um custo menor e com maior abrangência populacional.Parabéns ao Dr. Simon pelas tão precisas análises da conjuntura educacional.
Márcia Regina M. L. Dias
Brasão da Cia. de Jesus 1º modelo pedagógico Brasil 1549 a 1759.
"O sucesso não é o final e o fracasso não é fatal: o que conta é a coragem para seguir em frente."
2 de abr. de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Utilidade e Pesquisa
- Banco de Dados - IBGE (Sidra)
- Base Minerva - UFRJ
- Biblioteca de Teses e Dissertações
- Biblioteca Digital do Museu Nacional
- Biblioteca Digital Mundial
- Biblioteca Digital Paulo Freire
- Biblioteca do Centro da Metrópole
- Biblioteca IBGE
- Biblioteca UFRGS
- Biblioteca Virtual da América Latina
- Biblioteca Virtual de Saúde
- Biblioteca Virtual em Saúde
- Biblioteca Virtual SEBRAE
- Cláudio de Moura Castro
- CNPQ
- Direito - Márcia Dias
- Editora
- ENCE (Esc Nac Ciências Estatísticas)
- Escola da Ponte
- Estatísticas sobre Saúde
- FAPESP
- História - Márcia Dias
- Instituto Municipal de Urbanismo Pereira Passos
- MEC
- Nações Unidas
- Pedagogia
- Planeta Educação
- Plataforma LATTES
- Portal Geografia Gov RJ
- Rubem Alves
- SCIELO
- Simon Schartzman
Links
- ÀGORA CULTURAL Treinamentos e Consultoria
- ÀGORA CULTURAL (Facebook)
- ÀGORA CONSULTORIA (BLOG)
- ÀGORA CONSULTOR (Twiter)
- UNESCO
- PNUD - Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento
- Pedagogia em Foco
- Ministério do Meio Ambiente
- Ministério da Educação
- Jornadas do Conhecimento
- JAMES HUNTER
- Inst de Estudo do Trabalho e Sociedade
- INEP
- Espaço Acadêmico
- Escola da Ponte
- Câmara Brasileira de Jovens Escritores
- Brasil Escola
- Biblioteca Ambiental Virtual
Marcadores
- Ação educacional (8)
- ÀGORA CULTURAL (7)
- C Moura Castro (3)
- CIDADANIA (1)
- ciência e cultura. (3)
- CONCURSOS (1)
- CULTURA (2)
- CURIOSIDADES (2)
- Dicas (3)
- Educação (15)
- Educação Ambiental (7)
- Educação e Civismo (2)
- Educação. (8)
- Ensino Médio (2)
- ESTÁGIOS (1)
- Filósofos (3)
- JESUÍTAS (2)
- LEGISLAÇÃO EDUCACIONAL (2)
- Márcia Dias (15)
- MEC (8)
- PESQUISA (1)
- Políticas Públicas (5)
- SAÚDE (2)
- SEMINÁRIOS (1)
- TOFFLER (1)
Nenhum comentário:
Postar um comentário